ETA do Ferreira
A Estação de Tratamento de Água do Ferreira localiza-se no concelho de Paços de Ferreira. A infraestrutura anteriormente explorada pelo município foram reabilitadas e ampliadas num investimento total de 2,4 milhões de euros, comparticipados a 85% pelo Fundo de Coesão.
Processo de Tratamento
A ETA do Ferreira possui uma capacidade de tratamento de água de cerca de 4.500 m³/dia. A água do Rio Ferreira é recolhida por drenos após passar por uma camada de areia com cerca de 1,5 metros no leito do rio. A água é encaminhada para um poço coletor no rio Ferreira, que está ligado a outro poço coletor instalado na ETA. Deste poço, a água é elevada para a etapa de pré-oxidação, onde é injetado o dióxido de cloro através de bombas doseadoras. Este reagente tem como missão oxidar as moléculas orgânicas complexas e desinfetar a água bruta.
Na câmara de mistura rápida ocorre numa fase inicial a adição de cal e CO2 com o objetivo de corrigir a agressividade da água, tornando-a mais equilibrada e diminuindo o seu poder corrosivo. Segue-se a adição do coagulante que permitirá a destabilização dos colóides em suspensão promovendo a formação e agregação das partículas em flocos de maior dimensão, facilitando a sua remoção nas etapas subsequentes.
Nas duas câmaras de mistura lenta seguintes é adicionado polímero à água, permitindo o aumento do tamanho dos flocos criados na etapa de coagulação e a otimização da decantação. A água floculada é encaminhada para 3 decantadores lamelares, que irão promover a decantação dos flocos mais pesados. A água decantada é recolhida em tubos perfurados na superfície do decantador, sendo encaminhada para uma caleira única de alimentação aos quatro filtros, preparados para funcionar simultaneamente e em contínuo. A água, após entrar no filtro, vai atravessar a monocamada de areia filtrante e passar pelos ralos colocados no fundo falso do filtro em direção ao Reservatório de Água Tratada Retangular de 250 m³.
Neste reservatório é adicionado cloro de forma a efetuar a desinfeção final e garantir a presença de desinfetante residual ao logo do sistema de distribuição. Caso seja necessário corrigir o pH é possível adicionar soda cáustica neste ponto. A água tratada é armazenada no Reservatório de Água Tratada Circular também de 250 m³, de onde é elevada para o Reservatório de Modelos (Município Paços de Ferreira).
Testemunhos

Joaquim Peixoto
Técnico Operativo de Operação
“Depois de mais de 20 anos como operador em várias estações de tratamento de água da AdDP, uma das quais a ETA do Ferreira, posso dizer com orgulho que o meu trabalho sempre esteve ligado a algo essencial: a água e o impacto que esta tem na vida das pessoas.
A água não é apenas um recurso, é um bem essencial para garantir saúde e bem-estar às pessoas que dependem dela, dia após dia. É gratificante saber que, ao longo destas décadas, fiz parte de uma missão maior: garantir que a água continue a ser um pilar essencial para todos.”