A AdDP concluiu o exercício de 2024 com uma prestação de excelência, tendo consolidado o seu papel como uma das principais empresas no setor de água em Portugal.
Os resultados foram divulgados em Assembleia Geral, realizada no passado dia 20 de março, na qual os acionistas aprovaram, por unanimidade, as contas do exercício de 2024, que registou um volume de negócios de cerca de 40 milhões de euros, um aumento de 3,4% em comparação com o ano anterior. O resultado do exercício antes de desvio de recuperação de gastos e impostos alcançou 7,3 milhões de euros, relevando para um superavit de 5 milhões de euros, mesmo praticando uma das tarifas mais baixas do setor.
Foi também deliberada a distribuição de dividendos no valor de 1,3 milhões de euros.
Durante o ano, a AdDP enfrentou desafios e alcançou sucessos notáveis. O volume médio diário de água vendido atingiu 281 mil m3, alinhado com os registos de 2023, apesar de uma leve queda de 1,1% em relação ao orçamentado. A conformidade da água distribuída manteve-se excecionalmente alta, atingindo 99,94%.
No campo dos investimentos estratégicos, a AdDP deu especial ênfase ao objetivo da transição energética, destacando-se pela instalação de painéis solares no Complexo de Lever e em estações elevatórias. Isto resultou num aumento significativo na capacidade de produção de energia renovável para aproximadamente 4,15 GWh.
Além disso, a empresa avançou no processo de alargamento do sistema multimunicipal a nove novos municípios, da região de Viseu, após o parecer favorável da ERSAR. Esta aposta estratégica é o contributo para a resolução dos problemas de abastecimento de água que ainda subsistem em algumas regiões do país.
A AdDP foi reconhecida internacionalmente, recebendo o prémio nacional nos European Enterprise Promotion Awards 2024 pelo projeto inovador “Das lamas nascem telhas“, demonstrando o seu compromisso com as práticas sustentáveis e inovação.
A empresa reforçou o seu compromisso com a excelência operacional, renovando várias certificações, incluindo Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde, Responsabilidade Social, Energia, Gestão de Ativos e Conciliação.
O presidente do Conselho de Administração, António Borges, destaca o sucesso da empresa e “Reafirma a trajetória de sustentabilidade e qualidade de serviço, que tem sido a marca distintiva da AdDP no setor empresarial do Estado. Mantemos a tarifa mais baixa entre as empresas de distribuição de água em alta e alcançamos o endividamento líquido zero 14 anos antes do previsto. As distinções atribuídas pela ERSAR em 2024 – o Selo de Qualidade e o Prémio de Excelência – são o reconhecimento do nosso compromisso com a excelência e a inovação.”
Para mais informações sobre os resultados e projetos da AdDP em 2024, consulte o Relatório e Contas disponível no nosso site.