Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP e C. M. de Cinfães participam nas V Jornadas do Ambiente em escola do Município

2018-05-17

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) e Câmara Municipal de Cinfães participaram nas V Jornadas do Ambiente e II Agriescola, na Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende, no dia 16 de maio, através da realização de palestra que versou o tema “Qual é o Valor da Água?”.

A palestra, seguida de debate com os alunos do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, teve como objetivo sensibilizar a população escolar para as questões relacionadas com a seca e o uso racional da água.

A sessão iniciou-se com a apresentação de um filme pedagógico que alertou os alunos para os efeitos nefastos da falta de água no nosso Planeta, apresentando cenários prováveis que poderão ocorrer num futuro muito próximo, caso a humanidade continue a sobre-explorar este recurso, de seguida os alunos foram incitados a debater este assunto, através da colocação de questões acerca da forma como usam este recurso e de como poderão poupar água nas suas tarefas diárias.

Foi ainda apresentado o Portal da Água, uma plataforma online, criada pelo Grupo Águas de Portugal, com o apoio Ministério do Ambiente, que funciona como um agregador de informação relevante sobre o tema, seja informação oficial divulgada pelo Governo e organismos tutelados nos seus canais de comunicação digital, como de conteúdos mais lúdicos e educativos.


A AdDP participou nesta iniciativa, a convite do Sr. Vice- Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, que apresentou aos alunos a estratégia do município quer no que se refere à gestão da água, bem como no se refere ao incremento do turismo na região.


A AdDP com uma atividade profundamente ligada à sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e à preservação da água enquanto bem essencial à vida, entende que este que com este tipo de parceria potencia a transmissão da sua mensagem porque…

 “Quanto vale a água? Vale tudo. Vale o futuro!”