Sensibilizamos a comunidade para os valores da sustentabilidade.

A promoção dos valores de eficiência e sustentabilidade, a sensibilização para o valor da água e para a necessidade da mudança de comportamentos são eixos estratégicos das nossas práticas. Fazer parte da comunidade e participar é a forma como queremos estar presentes e ajudarmos a mudar o futuro.

a nossa atividade em 3 passos

1

Captamos água na natureza

Captamos água em 6 rios (Douro, Paiva, Ferreira, Ferro, Vizela e Ovil) e numa origem subterrânea (Carregal – Ovar).

2

Tratamos a água

Tratamos a água em 5 Estações de Tratamento de Água (ETA) e 15 estações de cloragem/recloragem, e produzimos uma água segura para consumo humano, que cumpre os mais elevados padrões de qualidade.

3

Entregamos a água aos municípios

Através de uma rede 37 reservatórios, 27 estações elevatórias e mais de 500 km de conduta, entregamos água a 22 municípios, abastecendo 1,6 milhões de pessoas no total.

recursos educativos

Disponibilizamos materiais para apoiar práticas pedagógicas criativas e promover a literacia ambiental, que destacam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ciclo da água


A atividade


O Valor da Água

O Valor da Água
Folheto
O Ciclo Urbano da Água
Cartaz
O Ciclo Natural da Água
Cartaz
Boas Práticas
Cartaz

Ciclo Natural da Água

A água é a única substância que existe na natureza nos três estados (sólido, líquido e gasoso), circulando num movimento contínuo de um estado para outro.


Esta troca contínua de água na hidrosfera designa-se por ciclo natural da água ou ciclo hidrológico.


Passe sobre o gráfico para conhecer mais sobre o Ciclo Natural da Água.

A água dos oceanos, rios e lagos evapora-se (passando do estado líquido para o estado gasoso), e sobe para a atmosfera.
De igual forma, os animais e as plantas também libertam vapor de água para a atmosfera através da transpiração (evapotranspiração).
Parte da água precipitada da atmosfera infiltra-se nos solos, repondo o nível de água dos lençóis freáticos e dos aquíferos. Parte da água precipitada da atmosfera escorre superficialmente para os rios, lagos ou oceanos. Se a condensação for demasiada, as gotas de água que estão na atmosfera (nuvens) tornam-se pesadas e caem sob a forma de chuva, neve ou granizo. Na atmosfera o vapor de água arrefece e condensa-se sob a forma de gotas de água, formando as nuvens.
Parte da água precipitada da atmosfera infiltra-se nos solos, repondo o nível de água dos lençóis freáticos e dos aquíferos. Parte da água precipitada da atmosfera escorre superficialmente para os rios, lagos ou oceanos. Se a condensação for demasiada, as gotas de água que estão na atmosfera (nuvens) tornam-se pesadas e caem sob a forma de chuva, neve ou granizo. A água dos oceanos, rios e lagos evapora-se (passando do estado líquido para o estado gasoso), e sobe para a atmosfera.
De igual forma, os animais e as plantas também libertam vapor de água para a atmosfera através da transpiração (evapotranspiração).
Na atmosfera o vapor de água arrefece e condensa-se sob a forma de gotas de água, formando as nuvens.