Agimos com ética e transparência.
Conduzimos o nosso negócio com base numa cultura ética forte, com o compromisso de criar valor económico, ambiental e social, em benefício do nosso ecossistema de stakeholders. O nosso modelo de governo visa a transparência e a eficácia, com uma separação efetiva de poderes entre os órgãos sociais de administração e de fiscalização, e no respeito integral pelos Princípios do Bom Governo das empresas do Setor Empresarial do Estado,.


IDENTIFICAÇÃO DA SOCIEDADE
DESIGNAÇÃO
Águas do Douro e Paiva, S.A.
PESSOA COLETIVA
Nº 514 310 774, registada pela Conservatória do Registo Comercial de Vila Nova de Gaia
SEDE SOCIAL
Edifício Scala, Rua de Vilar nº235, 5 andar- 4050-626 Porto
CAPITAL SOCIAL
20.902.500,00€ (vinte milhões novecentos e dois mil e quinhentos euros)
CERTIDÃO PERMANENTE
8370-2285-5402
Os órgãos sociais da Águas do Douro e Paiva, S.A. eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas¹, realizada a 27 de março de 2023, para o mandato do triénio 2023/2025, são os seguintes:
Conselho de Administração
Mesa da Assembleia Geral
- Presidente – Andreia Belisa Gomes Júnior de Araújo Lima
- Vice-Presidente – AdP, SGPS, S.A.
- Secretário – Ana Cristina Rebelo Pereira
Conselho Fiscal
- Presidente Executiva – Saskia Márcia Ferreira Lopes
- Vogal Executivo – Pedro Leonel Coquenim de Azevedo Canteiro
- Vogal Suplente – Ana Isabel da Silva Simões Gaspar
Secretário da Sociedade
- Raquel Alexandra Melo Ferreira Nobre Meirinhos
- Teresa Alexandra Cardoso Mendonça (Suplente)
Comissão de Vencimentos
- Presidente – Catarina Isabel Clímaco Monteiro d’Oliveira
- Vogal – Rui Mendes Costa
- Vogal – Joaquim Jorge Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Revisor Oficial de Contas
- DELOITTE & ASSOCIADOS, SROC S.A., representada por Representado por Ana Alexandra Dornelas Pinheiro
- João Carlos Henriques Gomes Ferreira (Suplente)
¹ Com exceção da eleição da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, que foi eleita em Assembleia Geral no dia 14 de março 2024.
Remunerações dos Órgãos Sociais
Para o cumprimento das orientações estratégicas, foi definida uma estrutura funcional que tem por base o seguinte organograma:


Estamos cientes da nossa responsabilidade corporativa e missão de serviço público. A nossa atuação é guiada por elevados valores e princípios éticos, de transparência e integridade, assentes num referencial normativo de compliance e de gestão do risco. Para continuarmos merecedores da confiança das nossas partes interessadas, partilhamos aqui os instrumentos, códigos e políticas orientadoras da nossa atividade.
Política de Integridade
A empresa subscreve a Política de Integridade do Grupo AdP, que apresenta a nossa visão sobre a ética e a integridade, consolidando o compromisso com um modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos, na transparência, na responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública.
Código de Ética e Conduta
Acreditamos que a concretização dos nossos interesses de longo prazo está necessariamente alicerçada no cumprimento dos mais elevados padrões de conduta ética. Neste sentido, a empresa adota o Código de Ética e de Conduta do Grupo AdP. Este Código formaliza o referencial ético, apresentando o sistema de valores e os princípios de atuação, bem como as normas que devem ser adotadas como modelo de conduta por todos os trabalhadores da empresa.
Regulamento de Denúncias Voluntárias de Irregularidades
O Regulamento de Denúncias Voluntárias de Irregularidades (Comunicação de Irregularidades) estabelece os procedimentos internos para a receção de comunicações voluntárias sobre desvios ao referencial ético das empresas do Grupo AdP, conforme estabelecido na sua Política de Integridade e de Denúncia de Irregularidades, e regula o respetivo tratamento pela Comissão de Ética. Este regulamento funciona também como um instrumento de sensibilização interna, promovendo práticas de anticorrupção e boa governação, ao consciencializar os colaboradores sobre os seus direitos e deveres, e ao estabelecer um regime de proteção para os denunciantes.
Para contactar a Comissão de Ética do Grupo AdP:
- Morada: Rua Visconde Seabra, nº 3, 1700-421 Lisboa
- email: etica.adp@adp.pt
- Linha de integridade do Grupo AdP
Plano de Prevenção de Risco de Corrupção e Infrações Conexas
O Plano de Prevenção de Risco de Corrupção e Infrações Conexas (PPRCIC) tem como objetivo a identificação das principais áreas que potencialmente poderão ser sujeitas à ocorrência de atos de corrupção, bem como os principais riscos daí decorrentes, os controlos instituídos pela empresa visando a sua mitigação, probabilidade de ocorrência.
Adicionalmente, com este plano pretende-se: expressar o compromisso da empresa na prevenção e combate à corrupção e infrações conexas; reforçar a cultura da empresa e dos respetivos colaboradores no respeito pela conduta ética e ser um modelo de referência em matéria de boas práticas nos relacionamentos internos e externos; e garantir o cumprimento DL nº 109-E/2021, de 9 dezembro..
Código de Boa Conduta para Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho
Como condição para assegurar um ambiente de trabalho saudável, a empresa promove os valores éticos, morais e legais, no respeito pelos valores da não-discriminação e de combate contra o assédio moral e/ou sexual. O principal objetivo deste Código é prevenir e combater o assédio moral e sexual no trabalho, garantindo a salvaguarda da integridade moral das suas equipas e assegurando o direito a condições de trabalho que respeitem a sua dignidade individual.
Política de Igualdade entre Homens e Mulheres
Reconhecemos a importância e a mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar, e pretendemos, com esta política e plano, dar o nosso contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade.
Em cumprimento do previsto no n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2014, de 7 de março, e no seguimento dos procedimentos implementados no Grupo AdP, divulgam-se as remunerações pagas a mulheres e homens.
Política de Proteção de Dados Pessoais
A Política de Proteção de Dados Pessoais estabelece os termos e condições ao abrigo dos quais as empresas do Grupo AdP, recolhem e tratam os dados pessoais dos seus titulares no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e demais legislação aplicável em matéria de proteção de dados. O exercício de direitos por parte dos titulares de dados pessoais devem ser endereçados através do endereço de e-mail dpo.addp@adp.pt