Desafio

A AdDP, responsável por abastecer água a 1,6 milhões de pessoas, num território de 2.715 km², enfrenta o desafio de garantir a monitorização e controlo das suas infraestruturas sem a necessidade de deslocação de equipas operacionais.

A gestão eficiente das captações, estações de tratamento e outras instalações é fundamental para assegurar a continuidade do fornecimento de água em qualidade e quantidade adequadas.


Trabalho Desenvolvido

A AdDP, em 2004, implementou um sistema de telegestão, que permite operar e monitorizar as infraestruturas em tempo real e à distância. Em 2019, iniciou-se a virtualização deste sistema, que foi concluída em 2020, tornando-o 100% virtual. Esta evolução aumentou a flexibilidade, segurança e capacidade de resposta.

A AdDP desenvolveu uma aplicação para acesso remoto a dados das infraestruturas, facilitando a deteção de anomalias. A telegestão foi integrada com uma base de dados, que fornece dados essenciais ao Portal do Cliente, permitindo a consulta de informações críticas e a deteção de ruturas em tempo real.

O processo de digitalização das operações permitiu à AdDP alcançar, hoje, uma capacidade tecnológica única no setor. A infraestrutura tecnológica da empresa assenta numa rede contínua de fibra ótica própria, com quase 500 km, exclusivamente dedicada ao abastecimento de água, que se estende por vários municípios e interliga mais de 200 instalações, onde operam mais de 4.000 equipamentos industriais e informáticos responsáveis pela gestão da rede.

Ao nível da instrumentação, a totalidade das instalações do sistema adutor está equipada com mais de 700 sensores, permitindo a modelização de todo o processo. E, em termos de automação, as instalações estão equipadas com mais de 300 autómatos que efetuam o controlo do processo e recolhem dados das operações.


Impacto

O sistema da AdDP permite uma Telegestão 100% virtual, disponível em tempo real, e acessível a partir de dispositivos móveis, possibilitando a gestão de mais de 47.000 variáveis. Este sistema de telegestão centralizada foi desenvolvido internamente pela empresa e a operacionalidade dos sistemas de telegestão e automação, é assegurada por múltiplas barreiras de cibersegurança e sistema por redundância a nível de servidores, que garantem a continuidade e a segurança das operações, eliminando vulnerabilidades e falhas.

A virtualização da telegestão melhorou significativamente a resiliência e eficiência do abastecimento de água, reduzindo perdas e aumentando a capacidade de resposta a crises. A digitalização dos processos e o acesso remoto a informações possibilitaram maior segurança e flexibilidade, tanto para colaboradores como para clientes.

O Portal do Cliente, por sua vez, permite a deteção precoce de problemas nas redes de distribuição municipais, contribuindo para a otimização da gestão da água e redução de perdas.

O projeto foi destacado no 1.º Relatório do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma das maiores distinções ao nível das boas práticas de sustentabilidade no cumprimento das metas estabelecidas nos ODS, nomeadamente no ODS#6 – Água Potável.


Testemunho

António Manuel Leitão Borges
António Manuel Leitão Borges
Presidente Executivo

“A Águas do Douro e Paiva está na vanguarda da transformação digital no setor da água, com uma gestão 100% virtual das infraestruturas que garante eficiência, segurança e resiliência. A nossa aposta contínua na inovação, na digitalização e na inteligência artificial permite-nos responder com agilidade aos desafios do presente e do futuro, assegurando um serviço de excelência para todos.”