Sáb, 25 Maio, 2024  |

Investigação e Desenvolvimento: o Compromisso da AdDP

2023-11-07

Desde 2022, a AdDP tem desempenhado um papel proeminente na promoção da inovação e pesquisa em dois programas de Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial na FEUP. Estes programas têm como foco o desenvolvimento de modelos de apoio à tomada de decisão no campo da gestão de ativos em infraestruturas de abastecimento de água. Este esforço colaborativo resultou em avanços significativos para o setor.

No dia 3 de novembro, Hermilio Vilarinho defendeu a sua tese de Doutoramento, intitulada “Decision Support Tools for Water Utility Management: Using Optimization and Frontier Methods for Continuous Improvement.” Este trabalho permitiu dar continuidade a anteriores trabalhos realizados no âmbito de teses de mestrado realizadas na AdDP e teve como base o setor de água, no qual a empresa se insere.

Durante a apresentação da tese, a empresa foi mencionada devido à sua contribuição ativa, incluindo a disponibilização de um estudo de caso na EE de Jovim e a análise dos resultados.

Como resultado deste trabalho conjunto, várias ferramentas valiosas foram desenvolvidas para a entidade reguladora e as empresas do setor:

  • Ferramentas de avaliação que quantificam o desempenho na prestação do serviço pelas empresas do setor, simplificando as práticas de benchmarking, tanto internamente como em comparação com outras empresas no que se refere à gestão de ativos. A partir dos insights gerados através da avaliação comparativa, as empresas e as autoridades reguladoras estão capacitadas a tomar decisões esclarecidas visando melhorar a qualidade do serviço.
  • Ferramentas de decisão que permitem identificar objetivos alcançáveis para a gestão de ativos nas empresas do setor e auxiliam gestores na determinação do conjunto mais adequado de projetos a realizar, contribuindo para uma seleção e execução mais eficiente dos investimentos.

Os modelos desenvolvidos por Hermilio Vilarinho têm o potencial de revelar práticas eficazes na gestão de ativos, na gestão de custos, na qualidade dos serviços prestados e auxiliar as empresas de serviços públicos a alcançar melhores resultados.

O Júri do Doutoramento, nas Professoras Ana Camanho e Henriqueta Sampaio da Nóvoa, expressou o seu agradecimento à AdDP pelo seu papel ao longo de todo o processo de pesquisa e desenvolvimento.