Face à súbita proliferação de jacintos-de-água na Bacia de Captação da ETA de Lever, no passado mês de agosto, foi necessário efetuar uma intervenção urgente que exigiu a mobilização de mergulhadores especializados. Estes profissionais executaram a limpeza não apenas da bacia de captação da ETA de Lever, mas também da área de aspiração dos grupos de bombagem.
O aparecimento súbito de uma quantidade significativa destas plantas invasoras, que têm a capacidade de formar densos “tapetes” que cobrem a superfície da água, representa uma ameaça para a qualidade da água do rio e para o funcionamento adequado dos grupos de bombagem na Captação.
Para conter esta emergência e evitar o agravamento da situação, foram tomadas medidas urgentes, tendo a AdDP contratado um serviço de mergulhadores altamente especializado para realizar trabalhos subaquáticos. Estes mergulhadores removeram de forma meticulosa todos os jacintos-de-água e algas que infestavam a área, restaurando assim a integridade da Captação da ETA de Lever.
Nos últimos anos, durante verão, o aparecimento destas plantas tem sido recorrente, desta forma, a AdDP tem tomado medidas rápidas e eficazes para minimizar qualquer impacto adverso na qualidade da água captada e no funcionamento dos nossos equipamentos.
Esta ação demonstra o nosso compromisso contínuo com a gestão responsável dos recursos hídricos e com a garantia da qualidade da água que fornecemos aos nossos clientes. Estamos dedicados a monitorizar de perto a situação e a implementar medidas preventivas para evitar futuras ocorrências semelhantes.