A Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO uniram esforços e iniciaram um projeto piloto inovador– BAI de BICLA– visando fomentar a mobilidade sustentável entre os seus trabalhadores.
Como parte desse compromisso, foram adquiridas quatro bicicletas elétricas, cada uma com uma autonomia mínima de 50 km, que se encontram estrategicamente distribuídas entre o Edifício Scala, no Porto, a ETA de Lever e a ETAR de Gaia Litoral, em Vila Nova de Gaia.
O projeto piloto pretende avaliar a recetividade dos trabalhadores em relação ao uso das bicicletas para as suas deslocações diárias relacionadas com o trabalho, de modo a delinear a possibilidade de expansão futura do número de bicicletas elétricas disponíveis para os trabalhadores das duas empresas.
Benefícios Sólidos para Trabalhadores e Ambiente
Além de reduzir a pegada de carbono das nossas empresas, as bicicletas elétricas permitem que os trabalhadores se desloquem de uma forma ecológica e económica, dentro das instalações, bem como, no trajeto para casa. Para além disso, incentivam o exercício físico e a adoção de hábitos saudáveis por parte dos trabalhadores.
Gestão Colaborativa e Regulamentação
A gestão das bicicletas elétricas é efetuada entre a AdDP, a SIMDOURO e o Clube Douro e Paiva, conforme o Regulamento em vigor.
As bicicletas estão disponíveis mediante solicitação prévia, e encontram-se equipadas com um capacete e um alforge que contem itens essenciais, como uma bomba para encher os pneus e um cadeado.
O projeto BAI de BICLA simboliza a colaboração ativa entre a AdDP e a SIMDOURO e representa um passo significativo em direção à mobilidade sustentável, pois encontra-se alinhado com o propósito do Programa de Neutralidade Energética ZERO, do Grupo AdP, que estabelece diretrizes para que o Grupo atinja a neutralidade energética no prazo de 10 anos.
Assista ao vídeo: