Qui, 18 Abril, 2024  |

Vitrificação de Bombas: Aumento de Eficiência Energética e Redução de Custos na AdDP

2023-06-12

A AdDP realizou, no segundo semestre de 2022, a vitrificação de três bombas da Estação Elevatória (EE) de Jovim e de uma da EE da ETA de Lever. Esta intervenção permitiu obter ganhos de eficiência na ordem dos 3,5% (por bomba) em Jovim, e 8,5% na bomba beneficiada na EE da ETA de Lever.
 

A vitrificação de bombas consiste na aplicação de revestimento cerâmico de alto rendimento nas volutas, colunas da bomba e turbinas, o que diminui o atrito na elevação de água, aumentando a sua eficiência.

Tendo como objetivo principal a melhoria da eficiência energética, a Direção de Exploração da AdDP procedeu à beneficiação de 4 bombas de água potável, no segundo semestre de 2022, por aplicação de revestimento cerâmico com baixo coeficiente de atrito. Esta medida enquadra-se nos objetivos de redução do consumo de energia estabelecidos nas auditorias energéticas efetuadsa para ambas as instalações, e que serão válidas até 2026.

Os custos associados a esta intervenção são os que se apresentam na tabela 1:

Os rendimentos obtidos para cada bomba após a intervenção, bem como a respetiva poupança, obtida entre dezembro 2022 e abril 2023, apresentam-se na tabela 2:

 

A melhoria de rendimento de 8,5% da bomba 20 da EE da ETA de Lever vai permitir a amortização do investimento em 10 meses, enquanto no caso das bombas de Jovim, a melhoria de rendimento de 3,5%, irá permitir a amortização do investimento em 29 meses, considerando os parâmetros de funcionamento atuais.

Na sequência desta intervenção também foi efetuada uma intervenção de beneficiação aos restantes componentes do grupo de bombagem, ficando este praticamente como novo!