ter, 15 outubro, 2024  |

AdDP parceira na preservação do património fluvial

2023-06-02

A AdDP, enquanto parceira do projeto “Valboeiro- Oficina Fluvial”, marcou presença no evento de apresentação pública na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, no passado dia 25 de maio.  O evento organizado pelo Grupo Etnográfico de Valbom e Rancho Folclórico de Melres, no qual estiveram presentes os restantes parceiros do projeto, entre os quais, município de Gondomar; União de Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim, União de Freguesias de Melres e Medas; Turismo do Porto e Norte, Docapesca- Portos e Lotas, Agrupamento Escolar de Valbom e Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.

A oficina fluvial tem como essência divulgar a arte de construir um barco Valboeiro, um meio de transporte de pessoas e mercadorias e de atividade piscatória que durante séculos marcaram a paisagem do rio Douro. Assim, conhecer para então compreender é a essência da Oficina Fluvial, que será desenvolvida entre os dias 21 de setembro a 1 de outubro, na praia de Melres e de Ribeira de Abade, em Gondomar.

“Ao permitir que 10 formandos possam, sob a orientação do Mestre Manuel Sousa, tomar pulso, domínio e contacto com as ancestrais técnicas de construção deste tipo de embarcação, e tábua a tábua dar forma a um barco valboeiro. Através da oficina fluvial pretende-se preservar e legar a arte do saber fazer, bem como de todo o património fluvial, memória e identidade das comunidades ribeirinhas do troço final do Douro.”, assim nos revelou Artur Sousa, um dos mentores do projeto.

Considerando a importância da promoção e preservação da arte da construção do Valboeiro nas comunidades ribeirinhas do Douro, o seu alcance nas dinâmicas sociais e económicas, a AdDP entende que esta parceria promove o papel da empresa junto da comunidade, na criação de valor patrimonial cultural, identitário e económico para a região.