A Águas de Douro e Paiva está a realizar um investimento superior a 1 milhão de euros para garantir o abastecimento de água, em alta, à freguesia de Fajões em Oliveira de Azeméis.
Este investimento surge como resposta a uma solicitação da Câmara Municipal, que pretende garantir uma rede completa e integrada de água à população de três mil habitantes desta freguesia.
As obras em curso, e em fase de finalização, consistem no seguinte:
• Execução de ponto de entrega e reabilitação do Reservatório de Cesar, com a compatibilização de ligações e instalação de uma hidropressora, para permitir a ligação à nova conduta;
• Execução de uma conduta adutora, numa extensão de 4.041m, entre os reservatórios de Cesar e Fajões.
O Município, por sua vez, garante a construção do novo reservatório de Fajões, bem como, parte da rede de abastecimento de água à freguesia, estando estas obras em curso.
A execução desta infraestrutura responde às necessidades de abastecimento de água em boas condições de fiabilidade e qualidade à população em causa.
Sobre este investimento em concreto, António Borges, Presidente do Conselho de Administração das Águas do Douro e Paiva refere que: “trata-se de um investimento que significa o prolongamento a Sul do sistema da Águas do Douro e Paiva, na sua rede de abastecimento de água em alta. Para além de evidenciar a disponibilidade e dinâmica colaborativa da empresa com os Municípios, reforça as disponibilidades de adução na região, numa lógica de melhores respostas futuras aos desafios da expansão da sua atividade”.
A Águas do Douro e Paiva garante o abastecimento, em alta, de água para consumo público a 22 municípios, da área do Grande Porto, abrangendo 1,8 milhões de pessoas, sendo responsável pela captação e tratamento de água recorrendo aos mais avançados equipamentos e métodos, prestando um serviço público de excelência, com impacto direto na valorização do território e na melhoria da qualidade de vida das populações.