No dia 26 de abril, a área de Sustentabilidade Empresarial da AdDP promoveu uma sessão sobre “O impacto do stress e da fadiga na performance e na saúde”.
O orador convidado para esta sessão foi José Soares, Professor Catedrático de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e especialista em melhoria da performance.
Na semana em que se assinalou o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, a sessão foi orientada para a reflexão sobre a forma como trabalhávamos, como trabalhamos e como devíamos trabalhar.
José Soares sensibilizou os participantes para, à semelhança do atleta de alta competição de cuida do corpo para obter melhor performance física, cuidarem da mente e aprender estratégias de recuperação física e mental. Demonstrou que para se trabalhar de forma eficaz, é importante garantir que adotamos medidas adequadas para manter uma boa saúde mental e física, como a prática de exercício regular, a alimentação saudável, a gestão do stress e o tempo suficiente de descanso e sono.
A AdDP acredita que esta sessão, que contou com 116 participantes, onde foram debatidas as estratégias para a melhoria da performance individual e das equipas, é fundamental para fomentar o seu compromisso para criar um ambiente de trabalho saudável e positivo, promovendo o bem-estar dos seus trabalhadores e incentivando uma cultura de cuidado e prevenção.