No início de março, a Direção de Exploração da Águas do Douro e Paiva (AdDP) procedeu à substituição do medidor de caudal da conduta ETA de Lever – Jovim. Esta empreitada está inserida no plano de atividades da empresa que tem como prioridade, para além de outras, o controlo de perdas de água no sistema de abastecimento, daí apostar na fiabilidade das medições através das quais, pela diferença entre a água captada e a água faturada aos clientes, calcula as respetivas perdas.
Ao longo da rede de distribuição, existem medidores de caudal desde as saídas das estações de tratamento de água (ETA) até aos reservatórios e estações elevatórias (medidores intermédios), que são da maior importância para identificar as zonas onde podem ocorrer perdas significativas de água.
Assim, para manter o rigor nas medições, nos últimos anos têm sido substituídos vários medidores de caudal. Desta vez, foi substituído o medidor de caudal da conduta ETA de Lever – Jovim (DN 1600), responsável pela medição de cerca de 25% do total de água produzida no Complexo de Lever.
O medidor substituído havia sido instalado há 23 anos, durante a construção da ETA de Lever, tendo agora sido detetada uma avaria.O novo medidor foi instalado num local mais adequado, cumprindo em detalhe todas as recomendações do fabricante, de forma a se poderem obter medições ainda mais fiáveis.
Esta intervenção foi executada pelas equipas da Exploração, apoiadas por serviços externos de soldadura e movimentação de cargas.
A AdDP prevê investir na substituição do medidor de caudal da conduta ETA de Lever – Lagoa (DN 1800) ainda durante este ano.