Dom, 28 Novembro, 2021  |

Ministro do Ambiente apoia Parceria da AdDP com o Município de Lousada

2021-11-22

O projeto "Desafio Bioescola 360° - Água da Torneira" do município de Lousada, que conta com o apoio da AdDP, foi apresentado na passada sexta-feira, na Escola Básica de Sousela.

O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e dos Administradores da AdDP, Joana Felício e Vítor Dias.

Este projeto tem como objetivo promover o consumo de água da torneira junto dos 7 mil alunos das 27 escolas básicas do município. Neste sentido, estão a ser distribuídos cantis aos alunos e instalados bebedouros nas escolas.

Pedro Machado afirmou que o projeto "Desafio Bioescola-Água da Torneira" faz parte de uma estratégia integrada do município em prol do ambiente e, que com esta medida, prevê-se que seja evitado o descarte de 2,5 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a 34 toneladas, bem como a poupança de 480 mil euros, que os alunos teriam de despender para comprar água engarrafada durante os próximos 5 anos.

“Juntos, município, Águas Douro e Paiva e escolas, vamos evitar a utilização de plástico descartável, promover a consciência ecológica e valorizar este bem escasso e precioso que é a nossa água. Com a utilização deste cantil, podem consumir uma água com muito mais qualidade”, continuou.

Por sua vez, João Pedro Matos Fernandes dirigiu-se aos presentes, sobretudo aos alunos, dizendo que “Portugal tem mesmo um orgulho muito grande em ter a água da torneira de excelente qualidade. 99 em 100 vezes que se tenta ver a qualidade da água da torneira ela é de excelente qualidade. E isto acontece porque se gastou muito dinheiro para que isso acontecesse. Devemos ter orgulho da enorme mudança que conseguimos em Portugal”.

No final do evento, os alunos, o ministro, o presidente e os administradores deram o exemplo e encheram os cantis com água do bebedouro instalado na EB de Sousela.