Dom, 28 Novembro, 2021  |

ETA de Lever tem novos geradores de ozono de última geração

2021-10-22

A Águas do Douro e Paiva instalou, em agosto, dois novos geradores de ozono na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, muito mais eficientes e dimensionados para o atual regime de funcionamento da infraestrutura, garantindo a eficácia e fiabilidade da etapa da pré- oxidação do processo de tratamento.

O tratamento de água numa ETA é constituído por várias etapas, e uma das principais é a pré-oxidação, que consiste na adição de um reagente oxidante para eliminar uma grande parte dos microrganismos.

Nas ETA da AdDP são utilizados o dióxido de cloro e o ozono como pré-oxidantes, sendo que este último é normalmente usado em infraestruturas de maior dimensão, como é o caso da ETA de Lever.

O gás ozono é altamente reativo, mas tem um tempo de vida muito curto, ou seja, não se pode armazenar, tem de ser produzido e consumido no local.

A produção de ozono é feita com recurso a reatores, normalmente designados geradores de ozono, a partir duma corrente gasosa rica em oxigénio e duma descarga elétrica de alta voltagem, que converte uma parcela de oxigénio em ozono.

A ETA de Lever, que se encontra em serviço desde o ano 2000, tem dois geradores de ozono que funcionam num regime de serviço/reserva, e que foram dimensionados para o caudal de projeto da infraestrutura de 530.000 m3/dia.

Estes geradores de ozono tinham mais de 20 anos de funcionamento e apresentavam avarias consecutivas, além da obsolescência dos equipamentos associados.

Neste contexto, e com objetivo primordial de otimizar os processos de modo a torná-los o mais eficiente possível, a etapa de ozonização tem sido uma das mais intervencionadas. Tendo-se, em 2015, alterado o sistema de injeção de ozono passando duma injeção em grelha no interior dos tanques de contacto para uma injeção em linha nas condutas. Esta alteração melhorou a mistura ozono-água e permitiu uma economia significativa em energia e reagentes, garantindo a qualidade da água.

Com a instalção destes dois novos geradores de ozono, com tecnologia mais recente e mais eficientes, a AdDP garante a continuidade do funcionamento da ETA de Lever e do seu sistema de abstecimento aos municípios, fornecendo um produto de qualidade e em quantidade.