Seg, 25 Março, 2019  |

Visita à ETA de Lever no âmbito do 18º ENASB/ 18º SILUBESA

2018-10-15

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) recebeu na ETA de Lever, no passado dia 13 de outubro, uma visita de técnicos oriundos de Portugal e Brasil, integrada no programa do 18º ENASB/ 18º SILUBESA.


O 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que se realizou na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, durante os dias 10 a 12 de outubro. O evento organizado  de forma conjunta pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), teve como tema fulcral o papel da Engenharia Sanitária no Desenvolvimento Sustentável.


A receção aos visitantes foi efetuada pelo Administrador João Pedro Neves e durante a visita os participantes tiveram a oportunidade de assistir às explicações da técnica da AdDP, Ana Costa, que mostrou como é efetuado o processo de tratamento de água na ETA de Lever.


A ETA de Lever é procurada para a realização deste tipo de atividades, uma vez que é considerada das melhores estruturas do género na Europa, sendo responsável pelo tratamento de água para cerca de milhão e meio de habitantes, 85% da população abrangida por todo sistema da AdDP. Constitui por isso a mais emblemática infraestrutura da empresa e emprega os mais sofisticados meios tecnológicos no processo de tratamento, tornando-a capaz de produzir cerca de 400 mil m³ de água, sempre com base no respeito pelas regras ambientais, encontrando-se perfeitamente integrada na paisagem circundante.