O Presidente da AdDP, António Borges, e a Administradora Executiva, Joana Felício, marcaram presença na sessão de apresentação pública do estudo do projeto da nova barragem de Fagilde, que teve lugar ontem, 9 de dezembro, em Viseu.
O evento teve a participação do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do presidente da Águas de Portugal, Carmona Rodrigues, do presidente da Agência portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, e também do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, dois municípios envolvidos no projeto.
Durante a sessão, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou que o projeto “já não é apenas uma ambição” e que está em fase de concretização. A governante assegurou ainda que o montante em falta para completar o financiamento será resolvido através da integração do equipamento no Sistema das Águas do Douro e Paiva, conjugando recursos nacionais e fundos comunitários.
A construção da nova barragem de Fagilde, localizada em Mangualde, está prevista para ser concluída até 2029. Destinada exclusivamente ao abastecimento de água para consumo humano, a infraestrutura irá servir cerca de 140 mil pessoas, abrangendo nove concelhos da região centro: Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela.
“Estou convencida de que a construção de uma nova barragem é a opção que oferece melhores níveis de garantia de serviço, que poderão ainda ser melhorados com o alargamento do âmbito da Concessão da Águas do Douro e Paiva“, àqueles nove municípios, disse Graça Carvalho.