A Esri Portugal distinguiu a Águas do Douro e Paiva (AdDP) com o Prémio +25 Anos pelo trabalho desenvolvido na área dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), ao longo dos últimos 25 anos. A entrega do prémio teve lugar, no passado dia 29 de outubro, no Centro Cultural de Belém, durante o Encontro Anual de Utilizadores Esri 2025 (EUE25).
O prémio foi entregue pelo CEO da Esri Portugal, Rui Sabino, ao Vice-Presidente da AdDP, Vítor Dias, e à Responsável de Gestão de Ativos e SIG, Raquel Caetano. Este reconhecimento reflete o trabalho desenvolvido pela AdDP para otimizar tarefas diárias e facilitar o acesso dos utilizadores ao SIG.
Sob o mote “GIS: Integrating Everything, Everywhere”, o evento destacou a integração da inteligência artificial nos SIG, os avanços tecnológicos da ArcGIS (plataforma que fornece ferramentas de mapeamentos espacial) e o papel dos gémeos digitais na construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.
O Encontro de Utilizadores Esri Portugal, organizado anualmente, é o maior evento nacional de SIG e reúne profissionais, empresas e instituições que utilizam a tecnologia ArcGIS. O evento serve como palco para a apresentação de novidades tecnológicas, demonstrações práticas e casos de sucesso no universo Esri.
Além da AdDP, foram também distinguidas com o Prémio +25 Anos a Câmara Municipal de Cantanhede, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Direção-Geral do Território e a Universidade de Aveiro.
Para cada uma das entidades vencedoras, a ESRI produziu um vídeo que detalha a parceria estabelecida. Veja o resultado abaixo.
Acompanhe as últimas notícias da AdDP aqui.

