A Águas do Douro e Paiva (AdDP) inaugurou a nova Sala de Comando da ETA de Lever, um marco significativo na digitalização, inovação e eficiência da gestão do abastecimento de água à região.
Com um investimento total de 800 mil euros, esta infraestrutura modernizada eleva o controlo operacional a um novo patamar tecnológico, garantindo maior segurança, fiabilidade e qualidade no fornecimento de água.
A modernização da Sala de Comando incluiu um novo layout técnico, sistemas avançados de visualização e controlo em tempo real, e ainda equipamentos ergonómicos que proporcionam um ambiente de trabalho mais eficiente e confortável para as equipas que ali operam 24 horas por dia, 365 dias por ano. A empresa investiu ainda na renovação dos espaços envolventes, reforçando as condições e a funcionalidade da infraestrutura.
A nova Sala de Comando assegura a monitorização e controlo de 87 instalações, e a visualização e operação, em tempo real, de mais de 4.000 sensores. Os sistemas de operação e segurança estão agora totalmente integrados, permitindo uma resposta mais ágil e eficaz a qualquer ocorrência.
Adicionalmente, a esta infraestrutura estão ligados todos os sistemas de telecomunicações e de virtualização da AdDP, garantindo redundância operacional completa e mecanismos de contingência que reforçam a segurança e a fiabilidade das operações.
No ano em que a AdDP comemora 30 anos de atividade, este investimento reafirma o seu compromisso com o serviço público essencial à região, contribuindo para a qualidade de vida das populações e o desenvolvimento social e económico da região.
Segundo António Borges, Presidente do Conselho de Administração da AdDP, “este investimento é mais um passo na concretização da nossa estratégia de inovação e digitalização, que vem fortalecer a resiliência e a capacidade tecnológica de garantir um abastecimento seguro, fiável e eficiente. Esta celebração ganha ainda mais significado por coincidir com outro avanço decisivo: no mesmo dia, o Conselho de Administração aprovou a expansão, a todo o sistema de abastecimento, do projeto ItoWater, que integrou a inteligência artificial na gestão operacional e permite que o Vale do Sousa funcione já sem intervenção humana.“