A Águas do Douro e Paiva marcou presença, no passado dia 14 de abril, na XV edição do Fórum Ambiente, promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A iniciativa reuniu representantes do meio académico, entidades públicas e empresas para debater temas ligados à sustentabilidade, inteligência artificial, alterações climáticas, integração energética e mobilidade verde.
O evento contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que participou na sessão de abertura.
Cláudia Moreira, responsável de Automação e Telegestão da Águas do Douro e Paiva, participou como oradora na Sessão II, dedicada ao tema “Inteligência Artificial e os seus Impactos em Engenharia do Ambiente”, numa iniciativa que reuniu especialistas, investigadores e decisores das áreas do ambiente, tecnologia e inovação.
Durante a sessão, foi apresentada uma perspetiva sobre o papel crescente da análise de dados e da automação na transformação das práticas de gestão ambiental, evidenciando o contributo das ferramentas digitais para uma atuação mais eficiente, informada e sustentável no terreno. Foram, ainda, partilhados exemplos de soluções tecnológicas que potenciam uma abordagem mais inteligente e preditiva à gestão ambiental.
O encontro na FEUP terminou com um momento de debate e troca de ideias com os participantes, promovendo a reflexão em torno dos desafios e oportunidades associados à aplicação da inteligência artificial na engenharia do ambiente.
Veja as últimas notícias da AdDP aqui.