A Águas do Douro e Paiva lançou um concurso limitado por prévia qualificação, com valor de preço base de 800.000,00 €, para a aquisição de um sistema inteligente para a gestão e operação do seu sistema de abastecimento de água.
Este investimento tem como objetivo expandir o projeto inovador ItoWater – Intelligence to Water a todo o sistema de abastecimento, consolidando a aplicação da inteligência artificial na gestão operacional. Atualmente, 25% dos municípios servidos pela empresa já operam de forma automática e autónoma com base neste sistema. O ItoWater está plenamente funcional na região do Vale do Sousa Norte, garantindo o abastecimento a cerca de 160 mil habitantes nos municípios de Amarante, Lousada, Paredes, Penafiel e Felgueiras.
Com esta expansão, a gestão operacional baseada em inteligência artificial passa a abranger 1,8 milhões de habitantes, 22 municípios e clientes e um volume anual de 103 milhões de metros cúbicos de água fornecida.
A infraestrutura digital da Águas do Douro e Paiva já conta com fibra ótica própria, sensores avançados e sistemas de automação, permitindo uma telegestão 100% virtual, acessível em tempo real e disponível em dispositivos móveis. A ampliação do ItoWater representa um avanço tecnológico significativo, ao eliminar ineficiências na tomada de decisão e permitir a gestão inteligente da totalidade das Estações Elevatórias do sistema adutor. Irá otimizar operações com base nos níveis dos reservatórios, nas características das infraestruturas e nos períodos mais vantajosos dos tarifários energéticos, além de integrar a produção de energia fotovoltaica para autoconsumo.
Este investimento representa mais um marco na estratégia de inovação e digitalização da Águas do Douro e Paiva, e segue-se à recente inauguração, a 26 de fevereiro, da nova Sala de Comando da ETA de Lever – uma infraestrutura equipada com sistemas avançados de visualização e monitorização em tempo real, além de um layout ergonómico, que proporciona um ambiente de trabalho mais eficiente e confortável para as equipas que asseguram a operação 24 horas por dia, 365 dias por ano.
A expansão do ItoWater está alinhada com os objetivos de neutralidade energética, maximizando a eficiência na utilização dos recursos energéticos. A iniciativa representa ainda ganhos económicos significativos, reduzindo custos operacionais, reforçando a competitividade e sustentabilidade da empresa, garantindo um abastecimento de água ainda mais fiável e resiliente às populações servidas.