No dia 15 de julho, foi celebrado, em Viseu, o protocolo entre a Águas do Douro e Paiva (AdDP) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que estabelece os termos da integração da Barragem de Fagilde no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Sul do Grande Porto.
O protocolo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da AdDP, António Borges, e a Administradora Executiva da AdDP, Joana Felício, e pelo Presidente da APA, Pimenta Machado, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Este acordo formaliza a colaboração entre a AdDP e a APA para a reconstrução da Barragem de Fagilde, uma infraestrutura essencial para garantir a segurança e a resiliência do abastecimento de água aos municípios da região.
O investimento previsto é de cerca de 35 milhões de euros, com o objetivo de duplicar a atual capacidade de armazenamento da barragem, construída em 1984, e que apresenta anomalias estruturais e baixa segurança hidráulica.