Seg, 26 Setembro, 2022  |

22 de Março- Dia Mundial da Água

2019-03-22

A AdDP, a SIMDOURO e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis celebraram o dia Mundial da Água na Escola Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, com a realização de oficina pedagógica- STOP às alterações climáticas! -e que teve como objetivo sensibilizar a população escolar para as questões relacionadas com o uso racional a água e alertar para os efeitos nefastos das alterações climáticas.  

Nesta atividade os alunos puderam compreender o valor da água nas suas diferentes dimensões, considerando-a como um recurso insubstituível e aprenderam de que forma a podem poupar e preservar.

Foram sensibilizados para a questão de que o aquecimento global é uma alteração climática que resulta das atividades do Homem e como este fenómeno ameaça a água; e para o problema da seca e quais os efeitos nefastos que provocam no nosso país e restante planeta, tendo sido confrontados com situações de alterações que a seca provoca no seu dia-a-dia.

No final, foram apresentados alguns dos filmes didáticos relacionados com as temáticas desenvolvidas e os alunos e professores foram desafidos a participar na competição nacional levada a cabo pelo Grupo AdP– Águas de Portugal, com o lançamento do AQUAQUIZ, um jogo pedagógico, em formato de quiz, que se destina a fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. Este desafio, que decorre entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019, pretende premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Esta ação resultou da parceria estabelecida, em 2013, entre a área de Comunicação e Educação Ambiental da AdDP e a Divisão Municipal de Ambiente e Conservação da Natureza do município de Oliveira de Azeméis, a partir da qual têm vindo a ser desenvolvidas diferentes atividades em diversas escolas daquele município.