Seg, 26 Setembro, 2022  |

Ministro do Ambiente realiza ação de sensibilização para situação de seca

2017-11-20

O Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva (AdDP) recebeu, esta manhã, a visita do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para a realização de uma ação de sensibilização dos alunos da Escola EB 1 das Hortas, de Vila Nova de Gaia.

O Ministro do Ambiente pretendeu sensibilizar os presentes para a situação de seca severa que o país atravessa e transmitir conselhos pertinentes para a utilização racional da água. Lançou um apelo “a todos os portugueses” para que poupem água, referindo que “o governo tem todas as condições para honrar o compromisso de que não vai faltar água na torneira, mas para que isso aconteça temos mesmo que nos esforçar e consumir a menor quantidade possível”.

Relativamente ao facto de haver menos água disponível nas albufeiras para captação e tratamento, Matos Fernandes disse ser “evidente que quando a água bruta, ou seja, na origem, tem menor qualidade é indispensável gastar mais energia e é indispensável juntar mais reagentes para garantir que Portugal continue a ter em todo o seu território 99% de análises com água segura e de excelente qualidade”. Salientou ainda a importância do plano de contingência contra a seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca criada em junho passado.

No âmbito da sensibilização para a seca está em curso a campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Ministério do Ambiente, Grupo Águas de Portugal, APA - Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos . Destacando que, embora não se controle o tempo que faz, podemos controlar a forma como usamos a água, a campanha tem como tema “Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca” e divulga um conjunto de dicas e de boas práticas para uma utilização mais eficiente da água, as quais podem ser consultadas no site www.fecheatorneira.pt.


Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca.