seg, 15 julho, 2024  |

AdDP participa em Workshop da Endress Hauser

2024-02-06

A empresa Endress Hauser (E+H) elaborou um workshop personalizado para a Águas do Douro e Paiva para ajudar a encontrar as melhores soluções e delinear um caminho para a digitalização da instrumentação. Neste âmbito, alguns colaboradores da Exploração da AdDP participaram, no passado dia 29 de janeiro de 2024, nesse workshop de tecnologia e produtos da marca nas instalações dessa empresa, em Palmela.

Foram vários os assuntos abordados, dos quais se destacam: 

  • a aplicação Applicator®, que sugere a instrumentação para cada etapa de tratamento; 
  • o Heart Beat Technology® ou diagnóstico remoto, que permite realizar ações de diagnóstico, verificação e monitorização dos equipamentos ou até mesmo das incrustações das tubagens;
  • Caudalímetros sem restrições na montagem pois não precisam dos 5 diâmetros antes e dos 3 diâmetros depois para que a medição seja fiável. Podem ser instalados em locais com pouco espaço;
  • Detetores de nível com tecnologia radar, configuráveis por Bluetooth. Uma nova modalidade destes sensores de nível é funcionarem a baterias, ideais para locais sem energia, o que permite a gestão remota de reservatórios em locais isolados;
  • Tecnologia MemoSens®, aplicável a analisadores de qualidade da água, que permite utilizar diferentes sensores usando o mesmo cabo de ligação ao controlador, que reconhece o sensor que é ligado.

A AdDP tem vindo a renovar a automação de todas as instalações, dotando-as com controladores de última geração e criando infraestruturas de rede de campo o que permite, agora, dar mais um passo no avanço tecnológico com a integração da instrumentação E+H. Trata-se da inclusão de instrumentação tecnologicamente avançada, por protocolo Ethernet/IP, totalmente integrável com a atual automação existente, passando a ser possível comissionar instrumentação à distância, verificar o estado dos equipamentos, analisar possíveis necessidades de manutenção, erros e até mesmo fazer verificações certificadas com emissão de relatórios online.

Para além da tomada de conhecimento sobre as mais recentes soluções tecnológicas, este foi o fórum ideal para abordar questões práticas e problemas específicos de grande importância para a exatidão e fiabilidade da informação produzida em centenas de equipamentos - medidores de caudal, pressão, níveis, etc. - instalados ao longo do sistema de abastecimento da AdDP.

Refira-se que, em função da elevada automatização de processos, é sobre estes dados que, em larga medida, assenta a gestão operacional das infraestruturas da empresa. 

Com uma vasta gama de apps para PC´s e telemóveis a informação fica, realmente, à distância de um click.