ter, 15 outubro, 2024  |

Reunião do Conselho de Administração de 17 de janeiro

2024-01-17

A AdDP fundamenta a sua abordagem de gestão em valores essenciais, tais como rigor e transparência, os quais desempenham um papel fundamental no fortalecimento da proximidade e diálogo com clientes e parceiros municipais.

Nesse sentido, a empresa partilha os aspetos mais relevantes da ordem de trabalhos da reunião do Conselho de Administração, ocorrida em 17 de janeiro de 2024.

Na esfera dos assuntos de âmbito corporativo foi aprovada a orientação corporativa sobre a revisão do plano de prevenção de risco de corrupção e infrações conexas, código de ética e conduta e o regulamento de denúncias e irregularidades.

Na dimensão da área Administrativa e Financeira, foi ratificada a decisão de realização de novas aplicações de curto prazo (CEDIC) junto do IGCP.

No âmbito da área Jurídico Legal foi aprovada a avaliação anual do regulamento geral de prevenção da corrupção 2023, questionários do plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas e da avaliação do sistema de normativo relativos ao período 01/01/2023 a 31/12/2023

Na área da Gestão de Ativos e Engenharia foram aprovados os seguintes procedimentos:

  • Abertura de procedimento de concurso público sem publicidade internacional para a celebração do contrato de aquisição de serviços de fiscalização, gestão da qualidade, CSO e gestão ambiental da empreitada de ampliação e reabilitação do reservatório de Souto Redondo;
  • Concurso publico sem publicidade internacional para celebração do contrato de empreitada de modernização e evolução da sala de comando da AdDP. Aprovação da ata do júri, adjudicação e aprovação da minuta do contrato;

No contexto da área de Exploração foi aprovado o projeto reserva de regulação - evolução e candidatura ao programa Horizon 2020, e a consulta prévia para celebração de contrato de aquisição de serviços de verificação de analisadores on-line da AdDP. Aprovação da ata do júri, adjudicação e aprovação da minuta do contrato.

Ao nível da área do Laboratório, foram aprovados os programas de controlo da qualidade da água e programas de controlo de qualidade do laboratório para 2024 - integração do novo programa GOLAB e o sistema INFALAB-LIMS.          

Na dimensão da área do Planeamento e Controlo Empresarial, foi aprovada a reafetação de verbas entre rúbricas orçamentais no PAO de 2023 durante o período de 18 de e 31 de dezembro.

Ao nível da área de Compras e Logística foi aprovado o seguinte:

  • Contrato de aquisição de serviços de comunicações de voz e dados móveis e voz fixa para as empresas do grupo AdP. Comunicação de modificação objetiva do contrato;
  • Concurso público sem publicidade internacional em regime agrupamento de entidades adjudicantes para a celebração de contrato de fornecimento de bebidas quentes em máquinas de venda/dispensa automática nas instalações da AdDP e da SIMDOURO. Ratificação da decisão de aprovação do relatório final, da decisão de adjudicação e da aprovação da minuta do contrato;
  • Informação sobre a celebração de contrato de aquisição de bens no âmbito de ação de responsabilidade empresarial para as empresas do Grupo AdP;
  • Operacionalização da continuidade da extensão de contratos de aluguer operacional de viaturas (AOV) celebrados com as locadoras Leaseplan, Leasys e Kinto com término durante o ano 2024 – estimativa de custos com as extensões contratuais para os próximos doze meses.

No que se refere à área de Recursos humanos, foi aprovado o seguinte:

  • Fecho do primeiro contrato optativo e celebração do segundo contrato optativo ao abrigo do acordo quadro para a aquisição de serviços de trabalho temporário. Adjudicação e aprovação da minuta de contrato optativo;
  • Proposta de nomeação em comissão de serviço de titulares de cargos de chefia para o ano de 2024 e criação de novo responsável na Direção de Gestão de Ativos e de Engenharia;
  • Alteração do organograma da Águas do Douro e Paiva, – Direção de Gestão de Ativos e de Engenharia;
  • Apuramento da conta de resultados seguros, ramo saúde, para o período de 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023. Aprovação dos valores seguros ramo saúde;
  • Atribuição do regime de teletrabalho a colaboradoras da empresa ao abrigo do n.º 3 do artigo 166.º-a da lei n.º 83/2021, de 06 de dezembro;
  • Apresentação do fecho do plano de formação plurianual de 2022-2024 referente ao ano de 2023 e proposta de aprovação da revisão e abertura do plano de formação plurianual de 2022-2024 referente ao ano de 2024 .