ter, 15 outubro, 2024  |

AdDP promove Webinars temáticos #estamosON

2020-05-28

No âmbito do Plano de contingência COVID-19, o departamento de Sustentabilidade Empresarial da Águas do Douro e Paiva preparou um Ciclo de Webinars #STE #estamosON, com o objetivo de garantir uma comunicação mais eficaz e próxima com os colaboradores que se encontram em regime de teletrabalho, bem como para estabelecer medidas de controlo operacional dirigidas aos colaboradores que se encontram a trabalhar presencialmente.

Neste sentido, foram realizados, desde 20 de abril, Webinars 2 vezes por semana, contactando diretamente os colaboradores que estão a trabalhar nas infraestruturas, com o objetivo de estabelecer um contacto pessoal para revisitar o Plano de Contingência, as medidas de prevenção implementadas, verificar se as regras de atuação são conhecidas, prestar esclarecimentos e obter sugestões de melhoria ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em contexto COVID-19. 

Quanto à outra modalidade de webinars, para os quais foram convidados alguns colaboradores a fazerem uma apresentação especializada sobre um tema relevante para o contexto COVID-19, teve o seu início no dia 7 de maio, com a apresentação da técnica Margarida Valente, sobre o tema “COVID-19, aprender a viver com o vírus numa nova normalidade”.

Este Webinar teve como objetivo dotar os colaboradores de conhecimentos básicos relacionados com o vírus SARS-CoV-2 e a sua perigosidade para os seres humanos; a sua forma de transmissão e as práticas e procedimentos que podem ser adotadas com vista à contenção da doença.

O segundo Webinar realizou-se a de 14 de maio, através da apresentação “Teletrabalho e Cibersegurança” pelo técnico responsável pela área de STI, Carlos Fernandes. Este webinar que contou com 77 participantes, pretendeu transmitir as práticas a adotar por parte dos colaboradores no que se refere à segurança informática, as vulnerabilidades a que estão expostos em regime de teletrabalho e ao nível da utilização dos meios informáticos para a gestão da vida pessoal, de modo a adquirem conhecimentos sobre como se podem proteger de ataques cibernéticos.

O terceiro Webinar realizou-se a 25 de maio, sob o tema “Impactos e desafios da pandemia COVID-19 na empresa". Neste sentido, o técnico Daniel Ferreira da Direção de Exploração apresentou aos 82 participantes a “Evolução dos consumos em tempo de COVID-19”; a técnica Lígia Ramos da Direção de Gestão de Ativos e Engenharia abordou o tema do impacto da Pandemia COVID-19 na sua área; e a técnica Joana Boaventura responsável pelo Departamento de Planeamento e Controlo de Gestão, apresentou o tema “Controlo de orçamento de gastos e Impactos no rácio GO/VN”.

O último webinar decorreu hoje, dia 28 de maio, e foi subordinado ao tema “Ergonomia no Teletrabalho”, integrado no programa Ergocoaching, com o objetivo de aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador transmitindo conselhos sobre posturas a adotar por parte dos colaboradores numa altura em que houve um aumento da utilização de dispositivos móveis e do trabalho sedentário. Este Webinar também foi extensível aos filhos dos colaboradores que estão assistir às aulas a partir do computador em suas casas.

 #estamosON