Qui, 18 Abril, 2024  |

Laboratório

O Laboratório da Águas do Douro e Paiva, S.A. celebra 26 anos de existência, sendo suas competências reconhecidas e acreditadas pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, conforme o Anexo Técnico n.º L0487.

No ano de 2023, o laboratório assegurou o controle analítico da água, desde a captação até a distribuição, realizando análises nas áreas de Físico-Química, Microbiologia, Biologia e Radiologia (outsoursing). Essas análises foram conduzidas para os clientes internos da Exploração e Distribuição (PCO) e da Sustentabilidade Empresarial (PCQA, PMO e CCC), em cumprimento com a legislação em vigor e em cumprimento com as obrigações legais estabelecidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA). Além disso, foram realizadas análises para a SIMDOURO, abrangendo a matriz de efluentes tratados e torneiras do consumidor, nas áreas de Físico-Química e Microbiologia.

No decorrer de 2023, foram efetuadas 71.418 determinações, sendo 61.625 realizadas internamente e 9.793 em regime de outsourcing. Houve um aumento de 939 determinações em comparação com o ano de 2022.

O laboratório passou por auditorias internas, com auditores externos, abrangendo todas as áreas de ensaio e requisitos de gestão. Foram realizadas auditorias externas para avaliação de acompanhamento da acreditação pelo IPAC, seguindo o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025:2018, para parâmetros físico-químicos, microbiológicos, biológicos, amostragem e de gestão. Além disso, foi realizada uma auditoria externa de extensão para de parâmetros.

A acreditação foi estendida para o parâmetro da Microbiologia, o método de pesquisa de microrganismos cultiváveis a 30 °C.

Destacamos a introdução de um novo software de Gestão dos Planos Anuais de Análises do Laboratório GOLAB e a sua integração estratégica com o Sistema Informático de Gestão Laboratorial InLab-Lims. Este programa incorpora os Planos Analíticos do Laboratório e está interligado ao nosso sistema de gestão informática, o InLab-Lims, estabelecendo uma conexão eficaz entre a recolha de dados e a administração da informação laboratorial. A funcionalidade do GOLAB será explorada para realizar análises avançadas dos dados provenientes do InLab-Lims, contribuindo para a tomada de decisões fundamentadas na execução das análises.

O GOLAB possibilitará uma monitorização mais preditiva da realização das análises, tornando a deteção precoce de desvios nos planos de controle mais eficiente e minimizando possíveis impactos orçamentais. Essa integração permitirá uma utilização otimizada de ambas as plataformas, fortalecendo a eficiência operacional do laboratório.

Para 2024, está previsto a extensão da acreditação para o parâmetro de Biologia, a  pesquisa de microcistinas por ensaio imuno-enzimático – ELISA, a extensão da acreditação do método para a Pesquisa e Quantificação de Catiões Amónio, Sódio, Cálcio, Magnésio, Dureza Total (cálculo) e Dureza cálcica (cálculo), por cromatografia iónica, a extensão da acreditação das colheitas em águas naturais doces para as águas subterrâneas, e a extensão da acreditação das colheitas destinadas à análise dos parâmetros potássio, urânio, pesticidas individuais.

 

 

Lista de Ensaios Acreditados em Matriz Flexível Intermédia

Anexo Técnico de Acreditação nº L0487-1

Politica da Qualidade do Laboratório da Águas do Douro e Paiva