Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP aposta na Investigação e Desenvolvimento na área da Gestão de Ativos

2022-07-14

A Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP) iniciou, com a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o desenvolvimento de modelos de apoio à decisão, no âmbito da gestão de ativos em infraestruturas de abastecimento de água.

Esta iniciativa desenvolvida pela AdDP , em parceria com a FEUP – no âmbito do Programa FEUP Prime, do qual a empresa é parceira – prevê a criação de modelos de gestão de ativos, que integrem os resultados das diversas teses de mestrado, realizadas em ambiente empresarial, de modo a que constituam uma ferramenta orientada para a priorização e otimização dos investimentos da empresa.

Os modelos pretendidos focam-se no suporte à tomada de decisão sobre a seleção de investimentos com base em diversos fatores, como o nível de risco dos ativos, indicadores de gestão de ativos, disponibilidades financeiras, entre outros.

Este trabalho, que será desenvolvido ao longo de 2 anos, contará com uma equipa de 2 docentes investigadores da FEUP, podendo ainda envolver alunos de doutoramento e/ou mestrado ou outros investigadores.

O resultado será eminentemente inovador no panorama nacional, promovendo um avanço importante na sistematização de ferramentas e técnicas para a gestão de ativos utilizar a informação e fundamentar, adequadamente, a tomada de decisão sobre investimentos futuros (novos e de substituição), com um forte enfoque na maximização da extração de valor dos ativos que a empresa gere. As metodologias desenvolvidas serão posteriormente implementadas e utilizadas pela AdDP.

De modo a se alcançarem os benefícios pretendidos estarão envolvidas diversas áreas da empresa, das quais se destacam: a Inovação, a Gestão de Ativos e Engenharia , a Exploração e os Sistemas de Informação.