Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP assina Compromisso para Combate às Alterações Climáticas

2022-06-07

A AdDP subscreveu hoje, dia 7 de junho, a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, da APDA.

Na cerimónia que decorreu no Pavilhão da Água, no Porto, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Águas e Energia do Porto, deu início à sessão em conjunto com as representantes da APDA: Joana Felício, Vice-Presidente, e Rita Santos, Membro da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas.

Esta declaração foi subscrita por 36 entidades, e visa o compromisso na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.

A “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas” surgiu em linha com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima.

Por uma ação urgente pelo clima, a APDA desafiou Municípios, Entidades Gestoras, o MAAC - Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e a ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses para assinarem esta Declaração.

Nesta cerimónia, Vítor Dias, Administrador Executivo, assinou a declaração pela AdDP.