Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP reabilita Açude da Captação Ponte da Bateira

2022-05-10

No final de 2019, o açude da Captação da Ponte da Bateira sofreu alguns danos após a ocorrência de uma cheia de grande intensidade.

Esta situação originou uma intervenção por parte da GAE, com o objetivo de corrigir algumas anomalias e implementar melhorias nas instalações desta captação, nomeadamente, a criação de um acesso permanente de veículos e máquinas à zona da margem próxima da captação localizada no leito do rio, onde estão instalados os drenos; a construção de um conjunto de muros de suporte  para a contenção das terras adjacentes ao referido acesso; a execução e reforço de enrocamentos com blocos de granito com o objetivo de proteger as zonas intervencionadas da erosão produzida pelo escoamento da água em situações de cheia.

E por último, de modo a permitir a execução dos trabalhos em condições adequadas, foram construídos dois acessos provisórios em ambas as margens do leito do rio Paiva.

Esta obra teve um custo de 340.187EUR e um prazo de execução de 180 dias, estando em fase de conclusão a reabilitação do açude, que ficará concluída no próximo mês de julho.