Seg, 26 Setembro, 2022  |

Plano de Segurança da Água 3.0

2021-07-12

A Águas do Douro e Paiva iniciou o projeto “Plano de Segurança da Água 3.0” que consiste numa evolução e revisão profunda do plano atualmente em vigor.

Já em 2006, cientes do nosso papel e importância para a saúde pública da comunidade que servimos, implementámos o Plano de Segurança da Água (PSA) segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A adoção deste Plano trouxe uma abordagem diferenciada na gestão da qualidade da água, assente na gestão do risco – em detrimento do controlo de fim de linha – e na proteção da segurança da água, em todos os pontos críticos do seu percurso, desde as origens até à torneira do consumidor final, tendo em conta, que o abastecimento aos clientes é feito em alta.

Em 2009, com a publicação, por parte da OMS, do Water Safety Plan Manual – Step by step risk management for drinking water suppliers, procedemos à 1ª revisão do Plano, que se encontra vigente desde então, com algumas alterações pontuais.

Para 2021, a AdDP entendeu ser necessária uma evolução e uma revisão global do PSA, em termos de metodologia e de documentação de suporte, e, ainda, para o adequar às novas exigências da ERSAR nesta matéria. O projeto tem a duração prevista de 6 meses e conta o apoio de um especialista da empresa AdP Valor.

No dia 6 de julho, as equipas do Departamento de Sustentabilidade Empresarial e da Direção de Exploração iniciaram os trabalhos de revisão do PSA, na ETA de Castelo de Paiva, num dia que se revelou muito produtivo e no qual se testaram as novas listagens de perigos e matrizes de risco.