Seg, 26 Setembro, 2022  |

Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto visita a ETA de Lever

2021-05-27

A ETA de Lever recebeu novamente, no dia 26 de maio, a visita de um grupo de recrutas que irão integrar o Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto.

Esta visita está integrada no Curso de Formação Interna de Recrutas, que este ano irá integrar o BSB e reforçar as competências do efetivo no âmbito da proteção de pessoas, de bens e do ambiente, principalmente na área do município do Porto.

Durante a visita os 40 recrutas e restantes elementos do efetivo tiveram a oportunidade de assistir às explicações dos nossos colegas, Ana Costa, Carolina Tavares e João Ferreira, relativas à forma como é efetuado o processo de tratamento na ETA de Lever e o controlo da qualidade na água no Laboratório.

Uma vez que a ETA de Lever é a infraestrutura que abastece a cidade do Porto, o BSB costuma integrar esta visita na unidade curricular de "Redes e Mananciais de Água e Hidráulica" de modo a proporcionar aos recrutas um maior conhecimento acerca do abastecimento de água e assim poderem ficar tecnicamente mais bem preparados a agir em caso de sinistro.

A ETA de Lever é frequentemente procurada para a realização deste tipo de atividades, uma vez que é considerada das melhores estruturas do género na Europa, sendo responsável pelo tratamento de água para cerca de milhão e meio de habitantes, 85% da população abrangida por todo sistema da AdDP. Constituindo, por isso, a mais emblemática infraestrutura da empresa, que emprega os mais sofisticados meios tecnológicos no processo de tratamento, tornando-a capaz de produzir cerca de 400 mil m³ de água, sempre com base no respeito pelas regras ambientais, encontrando-se perfeitamente integrada na paisagem circundante