Seg, 26 Setembro, 2022  |

Grupo AdP tem nova empresa para impulsionar a inovação estratégica e a economia circular

2021-02-24

A AdP VALOR é o novo instrumento empresarial do Grupo Águas de Portugal para a promoção da inovação em rede, para o desenvolvimento de novas áreas de negócio e produtos e para o reforço da resiliência, da qualidade e da eficiência das suas operações e também para apoiar o setor na resposta aos desafios ambientais.

Contribuir para a aceleração da inovação e para a economia circular através do desenvolvimento de atividades técnicas estratégicas e especializadas que permitam potenciar eficiência, racionalidade económica e valorização de recursos é a missão da nova empresa AdP VALOR, que se constitui como motor na prossecução dos objetivos estratégicos do Grupo AdP – Águas de Portugal.

A AdP VALOR constitui-se por reconversão da empresa de prestação de serviços partilhados do Grupo AdP, assumindo por missão impulsionar a inovação estratégica em rede e lançar e gerir novas áreas de negócio sustentáveis alinhados com as prioridades do Grupo e centrados nos princípios da economia circular.

Atuando de forma articulada com as empresas na cadeia de valor do ciclo urbano da água, a AdP VALOR está vocacionada para a prestação de serviços especializados de engenharia e operação ao Grupo AdP incluindo um nicho de serviços técnicos ao mercado externo e desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras e robustas para a resolução de passivos ambientais históricos.

A nova empresa assumirá também o papel de operador de gestão de resíduos do Grupo AdP, possibilitando a valorização dos subprodutos dos processos de tratamento de água e águas residuais, transformando resíduos em recursos através da promoção de utilizações mais adequadas dos nutrientes e materiais disponíveis nas lamas.


Sobre o Grupo Águas de Portugal


Detido pelo Estado português, o Grupo AdP – Águas de Portugal foi fundado em 1993 como instrumento empresarial para a concretização das políticas públicas e dos objetivos nacionais no setor do ambiente.

Este grupo empresarial público é constituído por 19 empresas, das quais 13 são entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais que prestam serviços em 222 municípios de Portugal continental, abrangendo cerca de oito milhões de pessoas.

Consubstanciada no Quadro Estratégico de Compromisso apresentado no final de 2020, a visão do Grupo AdP para a Década da Sustentabilidade integra compromissos assumidos no sentido de acrescentar utilidade social, corresponder às exigências ambientais, obter ganhos de eficiência e superar os padrões de qualidade no âmbito dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, que são essenciais ao bem-estar, à saúde pública, ao ambiente, à economia e ao desenvolvimento sustentável.