Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP mantém aposta em programa inovador de ErgoCoaching para prevenção de lesões

2020-10-23

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) continua a apostar no Programa ErgoCoaching, com o objetivo de promover a segurança e a saúde dos seus colaboradores fornecendo estratégias individuais para posturas e hábitos mais saudáveis e ergonómicos que melhoram a performance no trabalho.

Neste sentido, e após os resultados alcançados com a implementação do projeto piloto, em que a grande maioria dos colaboradores se mostraram muito satisfeitos com o programa, a empresa vai avançar com a segunda fase do Programa ErgoCoaching (Ergonomia, Fisioterapia e Kinesiotape: rastreio de saúde, plano de intervenção e coaching individual no posto de trabalho).

O Programa ErgoCoaching, concebido pelo Departamento de Sustentabilidade Empresarial em parceria com a Be-Ergo, constitui-se como um projeto pioneiro no setor, que veio marcar a diferença na prevenção das lesões e na melhoria da sintomatologia dos colaboradores da AdDP, contribuindo para a sua qualidade de vida.

O ErgoCoaching é realizado de forma individual, durante curtos períodos de tempo, enquanto o colaborador realiza as suas tarefas. Mediante a observação direta e a auscultação da sintomatologia que cada colaborador apresenta, os técnicos avaliam a realização da atividade por parte do colaborador e sugerem as correções necessárias adaptadas à sua postura e aos movimentos, eliminando o risco de lesões e melhorando o seu bem-estar.

Na primeira fase do programa, que teve a duração de 4 meses, foi contabilizada a realização de mais de 1880 atendimentos/intervenções a 205 colaboradores.

A segunda edição que agora se inicia, conta com uma versão melhorada que será alargada a um maior número de instalações e incidirá na avaliação e acompanhamento individualizado dos colaboradores.

Ao longo do programa será dado um especial enfoque à Campanha europeia EU-OHSAS 2020-2022 – Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.