Seg, 26 Setembro, 2022  |

AdDP promove palestra com especialista mundial em gestão de ativos

2020-09-22

A Águas do Douro e Paiva organizou uma palestra sobre Gestão de Ativos para os seus colaboradores, na ETA de Lever, no passado dia 21 de setembro, apresentada pelo reconhecido especialista mundial em gestão de ativos, Celso de Azevedo.

Celso de Azevedo, doutorado pela Universidade de Sorbonne, em “Industry and Infrastructure Asset Management”, é reconhecido como o precursor da gestão de ativos em França, fundador do IFRAMI (Instituto Francês de Gestão de Ativos Industriais e Infraestrutura), presidente da Comissão Francesa de normalização de Gestão de Ativos ISO 55000 à AFNOR e Membro do Instituto de Gestão de Ativos  (Royaume-Uni).

O especialista Celso de Azevedo iniciou a sua apresentação partilhando os resultados de um inquérito elaborado este ano, em Inglaterra, a 100 empresas, que vem confirmar o modo como a aplicação de ferramentas de gestão de ativos resulta na melhoria dos indicadores financeiros empresariais.
Focou a importância da maturidade do sistema de gestão de ativos após a certificação, referindo a importância da estratégia, o papel dos ativos na empresa, a realidade económica e operacional, a transversalidade da gestão de ativos, os constantes trade offs do asset management e o auxílio à decisão da gestão de ativos.

Abordou ainda a importância das políticas e estratégias da gestão de ativos para a:
• otimização dos planos de investimentos das empresas (onde e quando investir);
• gestão do ciclo de vida dos ativos (aumento da vida útil e redução de gastos operacionais);
• gestão de stocks (dimensionamento otimizado, peças estratégicas e consumíveis).


Realçou também a necessidade de se formarem equipas nas empresas dotadas de técnicas, métodos e ferramentas em gestão de ativos.
Os conhecimentos transmitidos nesta palestra mostraram-se muito úteis, nomeadamente, na melhoria e consolidação do sistema de gestão de ativos da AdDP, o qual já se encontra certificado na norma ISO 55001.