Seg, 26 Setembro, 2022  |

COVID-19: Águas do Douro e Paiva avança com rastreio serológico aos seus colaboradores

2020-09-10

A Águas do Douro e Paiva, em parceria com o i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, avança com a realização de testes serológicos aos seus colaboradores para avaliar a presença de anticorpos ao vírus SARS-CoV-2.

Os testes serão realizados por uma equipa do IPATIMUP - Diagnósticos (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), na ETA de Lever, nos dias 17, 18 e 21 de setembro.

A participação é voluntária e o resultado do teste, obtido em 10 minutos, é confidencial e entregue ao colaborador pelos técnicos do IPATIMUP.

Num momento em que se entra numa fase crítica da pandemia, a AdDP fica a conhecer a percentagem de imunidade entre as suas equipas, e os cerca de 140 colaboradores ficam a saber se já tiveram contacto com o vírus.

A AdDP reconhece a importância da participação neste estudo uma vez que se constitui como uma oportunidade de ajudar a ciência no combate ao COVID-19, pois com a informação recolhida pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), poderá aferir melhor qual a proporção de pessoas que já tiveram contacto com o vírus e, assim, estimar com maior rigor a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região.