Seg, 26 Setembro, 2022  |

O VALOR DA ÁGUA

2018-03-22

Todos sabemos que a água tem muito valor. Mas quanto vale a água ao certo?

Uma boa pergunta – com muitas respostas…

1.

Uma só folha de papel custa 10 litros de água a fazer. Um café, 140 litros. Um computador, 400 litros. Um telemóvel, 900 litros. Um par de sapatos, 8500 litros. Um automóvel, 400 000 litros.

Conseguimos calcular o custo de tudo – exceto o de um futuro sem água.

Quanto vale a água neste contexto? Vale tudo. Vale o futuro.

2.

Segundo as Nações Unidas, um ser humano precisa de 110 litros de água por dia. Em Portugal, gastamos 187.

Na Cidade do Cabo, na África do Sul, cada pessoa só pode consumir 50 litros de água por dia. Em Portugal, gastamos entre 45 a 180 num só duche.

Quanto vale a água? Vale uma vida humana, todos os dias.

3.

70% da Terra é água, mas só 1% é água doce acessível ao ser humano.

21 das 37 grandes reservas subterrâneas de água estão a esvaziar-se a um ritmo alarmante.

A manter-se o atual ritmo de consumo, em 2025 não haverá água para que a agricultura produza o suficiente para alimentar toda a população mundial.

Quanto vale a água? É tudo o que bebemos. E tudo o que comemos.

4.

Não podemos controlar as condições climatéricas e sabemos que tendem a ser cada vez mais adversas. Em Portugal, as autoridades estão a tomar medidas para que façamos um uso cada vez mais inteligente da água. Mas isso não basta. Cada um de nós tem de fazer a sua parte.

A sustentabilidade da água é uma questão climatérica e uma questão política, mas é, acima de tudo, uma questão de cidadania.

Faça chuva ou faça sol – faça um uso responsável da água.

5.

Que medidas estão a ser implementadas para minimizar os efeitos da seca? Onde posso aprender dicas para fazer um consumo mais responsável da água? Onde posso encontrar um simulador que me ajude a perceber quanta água ando a gastar e em quê?

Todas estas informações estão, a partir de 22 de março, reunidas num só site oficial, o Portal da Água, em www.portaldaagua.pt.

6.

Como podemos contribuir?

A sua colaboração é fundamental. Políticas do governo e campanhas de sensibilização não servem de nada se não fizermos a nossa parte. Cada um de nós pode contribuir ao responder ao inquérito online acerca das atitudes e comportamentos dos portugueses face à água que está disponível entre 22 de março e 15 de abril no Portal da Água. Precisamos de conhecer os nossos hábitos, nível de informação e as atitudes que estamos ou não dispostos a tomar para garantir a sustentabilidade deste recurso escasso mas de valor inestimável: a água.

 

Quanto vale a água? Todo o nosso empenho.

Visite o Portal da Água!

www.portaldaagua.pt

www.portaldaagua.pt
www.portaldaagua.pt