Seg, 26 Setembro, 2022  |

Visita à ETA de Lever no âmbito do 13º SILUSBA

2017-09-18

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) recebeu na ETA de Lever, no passado dia 16 de setembro, uma visita de técnicos oriundos dos países de expressão portuguesa, integrada no programa do 13º SILUSBA.

O 13º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), a Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH) e a Associação Aquashare Moçambique, realizou-se de 13 a 15 de Setembro último, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob o tema “Gestão Sustentável da Água.

Este evento desempenhou um papel essencial na discussão dos problemas relacionados com a gestão sustentável da água e na procura de soluções que promovam a defesa dos recursos hídricos. Neste sentido, o programa foi composto por 12 temas gerais e um tema especial dedicado a “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Melhoria da Qualidade da Água em África”.

Durante a visita os participantes tiveram a oportunidade de assistir às explicações dos técnicos da AdDP, que mostraram como é efetuado o processo de tratamento na ETA de Lever e o controlo da qualidade na água no Laboratório.

A ETA de Lever é procurada para a realização deste tipo de atividades, uma vez que é considerada das melhores estruturas do género na Europa, sendo responsável pelo tratamento de água para cerca de milhão e meio de habitantes, 85% da população abrangida por todo sistema da AdDP. Constitui por isso a mais emblemática infraestrutura da empresa e emprega os mais sofisticados meios tecnológicos no processo de tratamento, tornando-a capaz de produzir cerca de 400 mil m³ de água, sempre com base no respeito pelas regras ambientais, encontrando-se perfeitamente integrada na paisagem circundante.